terça-feira, 2 de agosto de 2011

Semana Mundial da Amamentação

Aproveitando a Semana Mundial da Amamentação, vamos falar de mama...rs...


O fato da amamentação ser mega importante, ninguém pode negar, mas infelizmente noto falta de informação sobre o assunto e falta de vontade de algumas mães.

Mas deixamos isso pra lá e vamos falar de nós, já contei no outro blog (temporariamente desativado) que Davi nasceu durante a troca de plantão, então não mamou logo que saiu da barriga. Ele foi mamar algum tempo depois quando fui pra sala de recuperação, e foi meio instintivo, ele veio pro colo já procurando o peito.


Fiz a pinça que aprendi no curso de gestantes, mas mesmo assim tivemos algumas dificuldades com a pega, algumas vezes o pequeno abocanhava tudo e mamava com vontade, outras pegava meio estranho e doía  pacas.


Aconteceu que os bicos racharam, sangraram e eu tinha dores, era suportável, mas doia bastante. Ai lá na Maternidade mesmo eles orientaram pra usar o próprio leite pra cicatrizar, fiz isso e usei uma pomada e logo estava de volta ao normal. Davi ja tava craque na pega e eu no apoio, acabaram-se todos os nossos problemas.


Não não, ainda tinhamos alguns de vez em quando, apesar do Davi mamar de montão, eu produzia muito leite, as vezes eu conseguia tirar, as vezes empedrava...ai dores novamente.


Abrindo um parenteses em vários lugares existem bancos de leite, aqui inclusive, só que na epoca eles não vinham buscar e eu não tinha como levar, poderia ter doado bastante, aconselho as mamães que puderem doar que o façam. Fecha o parenteses.


Com o passar dos tempos a produção foi normalizando e continuamos na nossa vida de mamar, trocar fralda e dormir...(té parece)...


Foram 6 meses de amamentação exclusiva, seis meses de muito chamego, de muita curtição....vejo que o contato que você tem com a criança no ato de amamentar é incrivel, a entrega da mãe e do filho, a troca de olhares, você ta ali com a cria nos braços, cheirando, alisando e a carinha de satisfação quando a barriguinha ta cheia? é demais....aiai...vale muitooo a pena!!!


Então, filhote completou 6 meses e começou a provar novos sabores e eu voltei ao trabalho...porém por alguns dias eu ainda saia em dois intervalos (um de manha e um a tarde) e ao meio dia pra dar um mamazinho, até que ele começou a comer bem...mas ainda continuavamos com uma mamada de meio dia até pouco tempo atras, ai ele parou de mamar, algumas vezes que vou visitar ele ainda pede mama, mas noto que é mais saudade da mamãe que necessidade de leite...mas sempre que Davi pede ele mama.


Hoje, meu anjinho esta com 10 meses, mama a noite e pela manha antes de sairmos...fins de semana, ou nos períodos que estamos mais juntos, ele acaba mamando mais vezes, não nego, por dois motivos: sei das vantagens que existe no fato dele continuar mamando....e outra eu amo amamenta-lo!


Já escutei bobagens de todo tipo de gente dizendo que eu tinha que parar e blábláblá, ai eu pergunto: Parar pra que? Ah porque o dia que você quiser tirar não vai conseguir...E quem disse que eu quero tirar????


Pois é minha gente é isso ai...são 10 meses mamando e serão quantos meses Davi desejar.


Porque Leite Materno é saúdavel, tem tudo que a criança precisa, tá ali pronto, na temperatura e medida certa.  E o ato de amamentar é maravilhoso, nutrir a vida que você gerou não tem preço.




Algumas horas de vida



Dois meses



Três meses


Sete meses


Nove meses e vinte dias



Nenhum comentário:

Postar um comentário