sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cama Compartilhada - nossa experiência

Quando estava gestando eu sempre dizia, meu filho irá dormir na sua caminha já no primeiro dia em casa, mas há um ditado que diz, não cuspa pra cima, que cai na cara.
Davi chegou dia 01/10/10 (sexta-feira), no raiar do dia, apesar do cansaço, não me recordo se dormi durante o dia, acredito que se dormi foi bem pouco. Nos períodos que isso aconteceu durante o dia, minha mãe e o Manfred se revezavam no quarto atendendo o Davi, fosse ninando ele no quarto ou passeando pelo hospital.

Na primeira noite na maternidade eu definitivamente não dormi, minha mãe passou a noite comigo, e as outras duas meninas tiveram a companhia das sogras. Os bebês estavam bastante agitados e revezaram o choro durante a noite, e todos dividiram a cama com suas mamães.

Na segunda noite, tive a companhia da minha querida irmã (não de sangue) Josi, desta vez devo ter dormido uma meia hora...rs...se dormi tudo isso. Nesta noite todos os bebês dormiram bem, as duas mamães que estavam comigo lá, colocaram seus bebês nos bercinhos, mas o meu dormiu junto comigo.  Por que Davi dormiu comigo? Só pelo fato do bercinho dele ser ao lado da porta, e se todo mundo dorme e alguém rouba meu bebê, hein ???? Ai não tive coragem né.

Já tivemos alta no domingo e finalmente viemos dormir em paz na nossa casa, e o neném no seu quarto, no seu adorável berço, NOT!!!!

Como dizia o Chicó, do Auto da Compadecida, “ só sei que foi assim”.

Vamos voltar um pouquinho no tempo.

Morávamos num apartamento com 3 quartos, escolhemos o mais ensolarado e ventilado pra ser o quarto do Davi. Manfred fez a pintura, minha mãe deu as figurinhas pra decorarmos, a D.Arlete (mãe do Manfred) deu a cortina que era dele quando bebe, compramos a cômoda e meus pais deram o bercinho, tinha escolhido aquele modelinho dobrável pra facilitar a vida.

Tudo lindo, cheiroso, novinho e arejado esperando um lindo bebezinho.

Ai o bebezinho nasceu, lindo, cheiroso e cheio de saúde.

Fomos pra casa, o cansaço era grande, então nestes primeiros dias o berço vai para nosso quarto.

Funcionava mais ou menos assim, Davi mamava de 3 em 3h, duas mamadas noturnas eram do pai fazê-lo dormir, e as outras eram minhas, as vezes funcionava colocá-lo pra dormir no berço, as vezes não.

Com uns 50 dias acho, colocamos o berço no quartinho dele e um colchão de casal no quarto pra fazê-lo dormir e ele ir se ambientando no quarto, algumas noites ele dormia a noite toda sozinho.

Aconteceu à mudança, me separei e fui pra casa dos meus pais, levei o berço junto para montá-lo no meu quarto, porém, o quarto nem era tão grande quanto eu imaginava...rsrsrs...acabei optando por compartilhar a cama e assim foi, ficamos lá três meses e depois viemos para nossa casa atual, e continuemos compartilhando a cama.

E o fato de compartilhar a cama mudou completamente muitas coisas que eu pensava sobre o assunto, a quem critique, a quem ache o cumulo do absurdo, a quem apóie e a quem ame...hoje me enquadro nos que amam e apóiam.

Quando ainda estava na casa dos meus pais, Davi ainda fazia uma mamada as 0h e outra as 3h da manha, e ele dormindo comigo acabava sendo mais pratico pra mim e pra ele, eram colocar o peito pra fora, depois da barriguinha cheia, uns tapinhas nas costas, arrotão, e soninho, algumas vezes eu o trocava dormindo, pois ele ficava tão tranqüilo que nem se importava.

Ai o neném foi crescendo, espaçando as mamadas, até que uma hora não mamava mais nas madrugadas, só quando manhava...rs...

Mas mantivemos o compartilhamento, eu e ele dormíamos melhor. Quem é mãe sabe, que por mais que o filho durma a noite toda, você não dorme, porque sempre tem que dar uma conferidinha se ta tudo bem.
Quando Davi completou seis meses voltei ao trabalho, e nossa convivência de 24h por dia foi cortada, então eu percebi que dormindo juntinho ele dormia bem mais tranqüilo.

E assim seguimos nossa vida...hoje Davi tem 10 meses e continuamos compartilhando a cama, o berço ta aqui no quarto, nos pés da minha cama, mas é usado somente pra brincar.

Nessa de cama compartilhada já tivemos a fase do neni mamar a noite toda, tivemos a fase de acordar de madrugada pra conversar, temos a fase de chutar a mamãe, mas no geral, a noite é tranqüila para os dois.

Só não temos uma boa noite de sono, se tiver algum dente querendo aparecer, ou nos saltos de desenvolvimentos, pois ele acaba querendo mamar mais e eu não durmo direito, mas não reclamo antes amamentar ele na cama do que ter que levantar mim vezes, estressá-lo e me estressar, assim ele mama, aninha no meu colo e dorme bem sossegado.

Nestes dias mais frios tem sido uma experiência maravilhosa, ele dorme abraçadinho com mamis e na maioria dos dias acorda sorridente e brincando.

Aqui a cama compartilhada ta aprovada e continuará sendo usada por um bom tempo.

Vamos combinar, acordar sentindo cheirinho de bebê, e ver um sorriso lindo no rosto ou escutar um “mama” faz teu dia começar melhor.

Dormimos assim nos dias frios...
 e as 6h da manha tem alguém assim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário