terça-feira, 23 de agosto de 2011

Amar dói?!


Sim meu anjo, amar dói e dói muito. E confesso pra ti que tenho entendido isso cada vez mais depois que me tornei mãe.
Lhe vi dodói outro dia, meu coração ficou em pedaços. Por conta de algumas atividades deixei você na escolinha, pois sei de todo cuidado e carinho das professoras para contigo e teus colegas, e fui ao trabalho. Lá pelas tantas liguei, estavas melhor, tinha comido e brincado. Na hora do almoço fui lhe ver, você dormia tranquilamente.
Confesso que de certa forma fiquei mais aliviada, fui terminar de fazer a feira do fim de semana, comprar algo pra comer, voltei pra empresa e quando estava comendo tua prof. ligou, avisando que você não estava bem. A comida não desceu amor, joguei fora e corri te buscar, quando lhe peguei, você tava branquinho, molinho...meu coração se partiu novamente.
Levamos-lhe no médico, depois voltei pra casa e passamos o resto do dia juntinhos, você ainda estava bem assustadinho, nunca havia passado por uma dessas.
Meu coração passou o resto a sexta e do sábado apertado, por lhe ver quietinho, jururu, mas graças a Deus você foi animando-se e recuperando a cor, dando risadinhas e começou a comer.
Filho, não sabes quão alegre você me deixou.
Te ver doentinho, dói mais em mim que em ti. Me faz lembrar o quanto era verdadeira uma frase dita em um filme “te amo tanto, que dói” pois sim meu anjo me dói lhe ver amoado, me dói qualquer coisa de errada que lhe aconteça, me dói ficar longe de ti.
É isso amar dói, mas fazer o que filho, to fortalecendo meu pobre coração, pois te amo a cada dia mais.

sábado, 20 de agosto de 2011

Virose?!


Não era 5h da manhã, escutei você fazendo ânsia, e na mesma hora veio o choro de desespero, tu não sabias o que fazer. Imediatamente lhe peguei em meus braços, fiz massagem na sua barriguinha e veio a lavada, e não foi a única, logo veio outra.
Fui pro banho contigo, seus olhinhos assustados já estavam lá no fundo. Lhe banhei, tentei lhe acalmar, mas você estava por demais agitado e assustado com o que aconteceu, primeiro vomito amor a gente não esquece...rsrs...
Depois do banho lhe vesti, tú estavas pálido, geladinho, te enrolei na manta e deitei contigo tentando lhe aquecer, logo você dormiu agarrado na minha orelha.
Deves ter dormido cerca de 1h, acordou melhorzinho, ledo engano, na hora de sair, você vomitou novamente,  tranqüilizou-se, corou-se.
Tinha algumas pendências no trabalho, acabei lhe deixando na escolinha, mas pedi que qualquer coisa me chamasse que eu corria pra lá. Cheguei no trabalho já deixei o pessoal de sobreaviso. As 8:30h liguei, você tinha comido um pouco da fruta tomado água de coco e tava brincado, tava ativo segundo a prof. As 10:30h liguei novamente, você tinha almoçado bem, tomado mais água de coco e tava bem animadinho, fiquei mais tranqüila.
Meio dia fui lhe ver, você estava dormindo, todo lindo e sereno.  Meio dia e meia a prof. liga dizendo que você não tava bem, corri lá. Liguei pra teu pai e fomos ao Hospital Infantil (que tava cheio), mas até que o atendimento não demorou.
O diagnóstico? Virose!
“Mãe! várias crianças, após tomarem a vacina agora na campanha tiveram vomito e diarréia, mas não podemos associar a vacinação, é uma virose, o mantenha hidratado e se voltar a vomitar, traz novamente pra ir pro soro”
Fato é que mais dois coleguinhas da turma dele estavam com sintomas parecidos, haviam crianças em outra turma também com os sintomas.
Detalhe, levei o Davi pra vacinar na quarta-feira, na terça-feira quando liguei pra me informar a sala estava interditada. Motivo? Não sei, não me ocorreu em perguntar.
Mas que foi muito estranho foi. Terça sala interditada, quarta vacina, quinta pra sexta vomito... vou acreditar que são apenas coincidências.
Importante que Davi já está se recuperando, e to de olho, vou atrás de mais informações.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Recordando...

O positivo da farmácia foi dia 26/01/10, foram os 5 minutos mais longos da minha vida esperando por duas faixinhas rosas!! No mesmo dia, fiz o exame de sangue, me sentindo a mãe do ano.

Dia 01/03/10, eu vi você pela primeira vez, você tinha apenas alguns centímetros, 3,4 cm pra ser mais exata, mas seu coração já me dizia que serias um bebê fortão, batia 174x por minuto!!

Com 12 semanas e quatro dias, eu vi tua carinha pela primeira vez, já estava apaixonada, mas morri de amores, mais ainda....

Depois foram consultas e mais consultas, ao todo fomos 10x ao obstetra...foram 2 exames Ultrassom Morfológico,  uns quatro exames de sangue.

E muita babação a cada vez que te via naquela telinha do Ultrassom, era muito amor meu anjo.

Ai vieram as escolhas de roupinhas, caminha, coisinhas pra teu quarto...os meses foram passando... você crescendo... a barriga pesando...até que você começou a mandar avisos que viria em breve.

Eis que chegou dia 01/10/10 às 06:24h, no raiar do dia, você deu teu primeiro chorinho...quando te senti em meus braços a primeira vez, não tinha muitas certezas, mas estava disposta a aprender com você como ser tua mãe.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Cama Compartilhada - nossa experiência

Quando estava gestando eu sempre dizia, meu filho irá dormir na sua caminha já no primeiro dia em casa, mas há um ditado que diz, não cuspa pra cima, que cai na cara.
Davi chegou dia 01/10/10 (sexta-feira), no raiar do dia, apesar do cansaço, não me recordo se dormi durante o dia, acredito que se dormi foi bem pouco. Nos períodos que isso aconteceu durante o dia, minha mãe e o Manfred se revezavam no quarto atendendo o Davi, fosse ninando ele no quarto ou passeando pelo hospital.

Na primeira noite na maternidade eu definitivamente não dormi, minha mãe passou a noite comigo, e as outras duas meninas tiveram a companhia das sogras. Os bebês estavam bastante agitados e revezaram o choro durante a noite, e todos dividiram a cama com suas mamães.

Na segunda noite, tive a companhia da minha querida irmã (não de sangue) Josi, desta vez devo ter dormido uma meia hora...rs...se dormi tudo isso. Nesta noite todos os bebês dormiram bem, as duas mamães que estavam comigo lá, colocaram seus bebês nos bercinhos, mas o meu dormiu junto comigo.  Por que Davi dormiu comigo? Só pelo fato do bercinho dele ser ao lado da porta, e se todo mundo dorme e alguém rouba meu bebê, hein ???? Ai não tive coragem né.

Já tivemos alta no domingo e finalmente viemos dormir em paz na nossa casa, e o neném no seu quarto, no seu adorável berço, NOT!!!!

Como dizia o Chicó, do Auto da Compadecida, “ só sei que foi assim”.

Vamos voltar um pouquinho no tempo.

Morávamos num apartamento com 3 quartos, escolhemos o mais ensolarado e ventilado pra ser o quarto do Davi. Manfred fez a pintura, minha mãe deu as figurinhas pra decorarmos, a D.Arlete (mãe do Manfred) deu a cortina que era dele quando bebe, compramos a cômoda e meus pais deram o bercinho, tinha escolhido aquele modelinho dobrável pra facilitar a vida.

Tudo lindo, cheiroso, novinho e arejado esperando um lindo bebezinho.

Ai o bebezinho nasceu, lindo, cheiroso e cheio de saúde.

Fomos pra casa, o cansaço era grande, então nestes primeiros dias o berço vai para nosso quarto.

Funcionava mais ou menos assim, Davi mamava de 3 em 3h, duas mamadas noturnas eram do pai fazê-lo dormir, e as outras eram minhas, as vezes funcionava colocá-lo pra dormir no berço, as vezes não.

Com uns 50 dias acho, colocamos o berço no quartinho dele e um colchão de casal no quarto pra fazê-lo dormir e ele ir se ambientando no quarto, algumas noites ele dormia a noite toda sozinho.

Aconteceu à mudança, me separei e fui pra casa dos meus pais, levei o berço junto para montá-lo no meu quarto, porém, o quarto nem era tão grande quanto eu imaginava...rsrsrs...acabei optando por compartilhar a cama e assim foi, ficamos lá três meses e depois viemos para nossa casa atual, e continuemos compartilhando a cama.

E o fato de compartilhar a cama mudou completamente muitas coisas que eu pensava sobre o assunto, a quem critique, a quem ache o cumulo do absurdo, a quem apóie e a quem ame...hoje me enquadro nos que amam e apóiam.

Quando ainda estava na casa dos meus pais, Davi ainda fazia uma mamada as 0h e outra as 3h da manha, e ele dormindo comigo acabava sendo mais pratico pra mim e pra ele, eram colocar o peito pra fora, depois da barriguinha cheia, uns tapinhas nas costas, arrotão, e soninho, algumas vezes eu o trocava dormindo, pois ele ficava tão tranqüilo que nem se importava.

Ai o neném foi crescendo, espaçando as mamadas, até que uma hora não mamava mais nas madrugadas, só quando manhava...rs...

Mas mantivemos o compartilhamento, eu e ele dormíamos melhor. Quem é mãe sabe, que por mais que o filho durma a noite toda, você não dorme, porque sempre tem que dar uma conferidinha se ta tudo bem.
Quando Davi completou seis meses voltei ao trabalho, e nossa convivência de 24h por dia foi cortada, então eu percebi que dormindo juntinho ele dormia bem mais tranqüilo.

E assim seguimos nossa vida...hoje Davi tem 10 meses e continuamos compartilhando a cama, o berço ta aqui no quarto, nos pés da minha cama, mas é usado somente pra brincar.

Nessa de cama compartilhada já tivemos a fase do neni mamar a noite toda, tivemos a fase de acordar de madrugada pra conversar, temos a fase de chutar a mamãe, mas no geral, a noite é tranqüila para os dois.

Só não temos uma boa noite de sono, se tiver algum dente querendo aparecer, ou nos saltos de desenvolvimentos, pois ele acaba querendo mamar mais e eu não durmo direito, mas não reclamo antes amamentar ele na cama do que ter que levantar mim vezes, estressá-lo e me estressar, assim ele mama, aninha no meu colo e dorme bem sossegado.

Nestes dias mais frios tem sido uma experiência maravilhosa, ele dorme abraçadinho com mamis e na maioria dos dias acorda sorridente e brincando.

Aqui a cama compartilhada ta aprovada e continuará sendo usada por um bom tempo.

Vamos combinar, acordar sentindo cheirinho de bebê, e ver um sorriso lindo no rosto ou escutar um “mama” faz teu dia começar melhor.

Dormimos assim nos dias frios...
 e as 6h da manha tem alguém assim...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Blogagem Coletiva - Amamentar é

Em celebração da Semana Mundial de Aleitamento Materno, o Grupo Vínculo resolveu convidar as mamães a responder o que é amamentar...

Amamentar é amar
Amamentar é nutrir
Amamentar é compartilhar
Amamentar é cumplicidade
Amamentar é vida
Amamentar é dar o que a de melhor pra teu filho
Amamentar é proporcionar doces momentos
Amamentar é tudo de bom


Filho, mamãe ama lhe amamentar...


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Semana Mundial da Amamentação

Aproveitando a Semana Mundial da Amamentação, vamos falar de mama...rs...


O fato da amamentação ser mega importante, ninguém pode negar, mas infelizmente noto falta de informação sobre o assunto e falta de vontade de algumas mães.

Mas deixamos isso pra lá e vamos falar de nós, já contei no outro blog (temporariamente desativado) que Davi nasceu durante a troca de plantão, então não mamou logo que saiu da barriga. Ele foi mamar algum tempo depois quando fui pra sala de recuperação, e foi meio instintivo, ele veio pro colo já procurando o peito.


Fiz a pinça que aprendi no curso de gestantes, mas mesmo assim tivemos algumas dificuldades com a pega, algumas vezes o pequeno abocanhava tudo e mamava com vontade, outras pegava meio estranho e doía  pacas.


Aconteceu que os bicos racharam, sangraram e eu tinha dores, era suportável, mas doia bastante. Ai lá na Maternidade mesmo eles orientaram pra usar o próprio leite pra cicatrizar, fiz isso e usei uma pomada e logo estava de volta ao normal. Davi ja tava craque na pega e eu no apoio, acabaram-se todos os nossos problemas.


Não não, ainda tinhamos alguns de vez em quando, apesar do Davi mamar de montão, eu produzia muito leite, as vezes eu conseguia tirar, as vezes empedrava...ai dores novamente.


Abrindo um parenteses em vários lugares existem bancos de leite, aqui inclusive, só que na epoca eles não vinham buscar e eu não tinha como levar, poderia ter doado bastante, aconselho as mamães que puderem doar que o façam. Fecha o parenteses.


Com o passar dos tempos a produção foi normalizando e continuamos na nossa vida de mamar, trocar fralda e dormir...(té parece)...


Foram 6 meses de amamentação exclusiva, seis meses de muito chamego, de muita curtição....vejo que o contato que você tem com a criança no ato de amamentar é incrivel, a entrega da mãe e do filho, a troca de olhares, você ta ali com a cria nos braços, cheirando, alisando e a carinha de satisfação quando a barriguinha ta cheia? é demais....aiai...vale muitooo a pena!!!


Então, filhote completou 6 meses e começou a provar novos sabores e eu voltei ao trabalho...porém por alguns dias eu ainda saia em dois intervalos (um de manha e um a tarde) e ao meio dia pra dar um mamazinho, até que ele começou a comer bem...mas ainda continuavamos com uma mamada de meio dia até pouco tempo atras, ai ele parou de mamar, algumas vezes que vou visitar ele ainda pede mama, mas noto que é mais saudade da mamãe que necessidade de leite...mas sempre que Davi pede ele mama.


Hoje, meu anjinho esta com 10 meses, mama a noite e pela manha antes de sairmos...fins de semana, ou nos períodos que estamos mais juntos, ele acaba mamando mais vezes, não nego, por dois motivos: sei das vantagens que existe no fato dele continuar mamando....e outra eu amo amamenta-lo!


Já escutei bobagens de todo tipo de gente dizendo que eu tinha que parar e blábláblá, ai eu pergunto: Parar pra que? Ah porque o dia que você quiser tirar não vai conseguir...E quem disse que eu quero tirar????


Pois é minha gente é isso ai...são 10 meses mamando e serão quantos meses Davi desejar.


Porque Leite Materno é saúdavel, tem tudo que a criança precisa, tá ali pronto, na temperatura e medida certa.  E o ato de amamentar é maravilhoso, nutrir a vida que você gerou não tem preço.




Algumas horas de vida



Dois meses



Três meses


Sete meses


Nove meses e vinte dias



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dez Meses - Parabéns Anjo!!!!!

Filho, eis que você completa 10 meses...daqui mais dois meses estaremos comemorando seu primeiro ano de vida.

São dez meses de muitas conquistas e muito aprendizado, cada dia filho, que eu olho pra ti, passa um filme de tudo que vivemos e me emociono sabendo que temos muito ainda pela frente.

Num fim de semana destes, estávamos nos dois fazendo nossa baguncinha, e mamãe te incentivava a tentar dar seus primeiros passos...você estava em pé, apoioado no sofá e mamãe dizia vem Davi, você consegue, até que de tanto insistir, você soltou do sofá e deu um passinho sem se apoiar....foi apenas um passinho, mas o suficiente para me fazer chorar, ai você segurou novamente e arriscou mais um sem se apoiar. Filho, para mim foi uma maratona que você percorreu.

Creio que você ainda tenha um pouco de medo de arriscar-se em soltar, mas não há pressa filho, que aconteça tudo na tua hora, no teu tempo.

Este último mês amor, mamãe te levou pra cortar o cabelo, não tinha tanto pra cortar, mas era necessário...querido, como as pessoas que lá estavam te elogiaram, você ficou o tempo todo sentadinho no colo da mamãe sem reclamar ou fazer qualquer escândalo....rsrsrs...só ouvia os burburinhos, “olha que lindo, tão comportadinho”, “nossa, parece um homenzinho”, “ah se fosse meu neto já tinha aberto o berreiro, que menino mais educado”....nem preciso dizer que fiquei inflada de orgulho.

Teu vocabulário não está tão rico anjo, mas você sabe bem o que quer...rs...continua cada vez mais firme no “teh” e “dá”, já fala bastante “mama”, “papa”, aprendeu a diferença entre o “xau” e o “vem”, fazes direitinho com tuas mãozinhas (quando quer é claro!!!)

Outra coisa que fica bem claro, a cada dia, é tua personalidade, já és decidido, tens iniciativa, de personalidade forte...vamos ver o que nos aguarda lá na frente.

Anjo, eu curto cada dia da tua vida, e agradeço a Deus por tua inteligência, saúde e alegria (sim, és uma criança muito alegre e sorridente!!!)

Agradeço a Deus também pela oportunidade que Ele me concedeu em ser tua mãe e aprender a cada dia que o que esta nos livros é uma vírgula perante ao aprendizado diário que tenho contigo, aprendo que ser mãe não é apenas parir, mas é se alegrar diante das pequenas conquistas, chorar nos febrões, sentir dor a cada novo dente, inventar e reinventar na cozinha para trazer sempre novos e bons sabores. É viver cada intensamente cada dia ao seu lado e deixar que o mundo caia lá fora, pois o que importa são os momentos de alegrias que proporcionamos um ao outro.

Filho, a mãe te ama e vai te amar pra sempre.